PUBLICIDADE
MCJ2024
Greve! Mas só quando não sou eu: UFERSA protesta enquanto Lula desaprova


Os professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) realizaram, nesta segunda-feira (10), uma manifestação em frente à instituição em Mossoró, com o objetivo de apresentar à sociedade as motivações do movimento grevista na instituição. A categoria busca chamar a atenção para suas demandas e dificuldades enfrentadas, em um esforço para obter o apoio público.

Coincidentemente, no mesmo dia, o presidente Lula (PT) fez um pronunciamento no Palácio do Planalto, em encontro com reitores de universidades e institutos federais, criticando a paralisação e afirmando que não há razão para uma greve durar tanto tempo.

A ironia da situação é palpável: o líder que ascendeu politicamente liderando sindicatos e realizando greves, agora se posiciona contra essa forma de protesto. A categoria, que foi uma das mais fervorosas defensoras do retorno da esquerda ao poder e que criticou intensamente o ex-presidente Bolsonaro, agora se sente traída por Lula, mostrando que na política, o sapato de governante muitas vezes aperta onde menos se espera.

Lula determinou o retorno dos professores às salas de aulas. E eles vão obedecer. A greve deve ser encerrada essa semana.