
Diferente do que militantes de esquerda tentam fazer crer nas redes sociais, o helicóptero que realizou o transporte do ex-presidente Jair Bolsonaro de Santa Cruz para Natal, em uma operação emergencial de saúde, não foi adquirido exclusivamente com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A aeronave foi comprada com aporte majoritário de verbas federais, oriundas da gestão do próprio Governo Bolsonaro.
O processo de aquisição do helicóptero modelo Koala da Leonardo Helicópteros, utilizado pela CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas), foi anunciado ainda em 2020, durante o governo Bolsonaro. À época, o então secretário estadual de Segurança, Coronel Araújo, confirmou que 40% do valor do contrato já havia sido pago, totalizando cerca de R$ 12 milhões.
“O contrato foi feito, celebrado e já pagamos esse valor. É um helicóptero novo. Esse recurso foi garantido com contrapartida do Governo do RN. O maior volume é da União”, afirmou o Coronel em matéria publicada na Tribuna do Norte.
A CIOPAER, ligada à Secretária de Segurança Pública, cumpriu sua missão com excelência ao garantir uma evacuação médica rápida e eficiente, com o helicóptero financiado majoritariamente pela União.