PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Denúncia de superlotação em UBS de Mossoró termina em delegacia

Uma denúncia de superlotação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Neide da Silva Souza, no bairro Jardim das Palmeiras, em Mossoró, levou um jovem à Delegacia de Polícia na manhã desta sexta-feira (13). Ronny Holanda decidiu denunciar o caos no atendimento da unidade, que, segundo ele, estava marcada por longas filas, demora excessiva e desrespeito aos usuários. Ao tentar registrar depoimentos de pacientes que aguardavam por fichas, Ronny foi acusado de desacato pelo diretor da UBS, que é indicado por um vereador da base de apoio do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).

O jovem relatou que apenas conversava com as pessoas na fila quando a Guarda Civil Municipal foi acionada pelo diretor da unidade. Ele foi levado à Delegacia de Polícia do Alto de São Manoel, onde a situação foi esclarecida. Segundo Ronny, o escrivão que atendeu o caso descartou qualquer crime de desacato, já que as filmagens feitas mostravam ele apenas conversando com os pacientes. Ele relatou que alguns usuários estavam na fila desde as 4h da manhã, incluindo idosas e pessoas em condições de saúde delicada.

Justiça

A superlotação nas unidades de saúde de Mossoró é uma queixa recorrente da população, mas a tentativa de barrar denúncias sobre o estado caótico dos serviços públicos chama atenção em meio ao cenário eleitoral. A coligação do prefeito Allyson Bezerra, candidato à reeleição, tentou impedir na Justiça que seus adversários, Genivan Vale (PL) e Nayara Gadelha (PL), visitassem as unidades de saúde durante a campanha. As ações judiciais foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral.