
Após mais de uma década de abandono, o Teatro Padre Alfredo Simonetti, em Mossoró, deve finalmente passar por obras de revitalização. A iniciativa parte da Faculdade Católica e da Diocese de Mossoró, que vão custear a transformação do espaço em um novo Centro Cultural.
Inaugurado em abril de 2002 pelo então governador Garibaldi Alves Filho com recursos do Governo do Estado, o teatro custou à época R$ 249 mil — valor que, corrigido pela inflação, representa cerca de R$ 951 mil em valores atuais.
O espaço foi construído em uma área de 650 metros quadrados, entre a Avenida Presidente Dutra e a Rua Mestre Antônio Torres. Possui capacidade para 208 pessoas no estilo italiano e conta com quatro camarins.
Em 2016, eu entrei no equipamento para uma reportagem que foi publicada no jornal impresso do Mossoró Hoje, onde denunciei o cenário de abandono do teatro: lixo espalhado, presença de baratas e estrutura completamente sucateada. Desde então, o equipamento cultural permaneceu fechado e sem uso.
A expectativa é que a reforma devolva à população um espaço importante para a arte e a cultura no município. Ainda não há prazo divulgado para o início das obras.
Materia assinada por este jornalista para o impresso do Mossoró Hoje em 2016