PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Gonçalves afirma que existe embasamento jurídico para o impeachment de Lula


O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) foi o entrevistado desta quinta-feira (23) no Programa Direto ao Ponto, transmitido em cadeia pela TCM 95 FM em Mossoró e 98 FM em Apodi. O programa é apresentado pelo radialista Gilson Cardoso e comentários dos jornalistas Ismael Sousa e Waldemberg Soares (O Bronca). Durante a entrevista, o parlamentar falou sobre o processo de coleta de assinaturas dos deputados para a instauração de um pedido de impeachment do presidente Lula (PT). Esse movimento foi motivado por declarações feitas por Lula durante uma viagem à África, onde comparou as ações do Exército de Israel em Gaza com o Holocausto nazista na década de 40.

Segundo o deputado, existe embasamento jurídico para requerer o afastamento do presidente, com base em leis que responsabilizam declarações capazes de comprometer a nação e colocá-la em risco de guerra. Gonçalves reforçou que existe uma pressão no Congresso, com recorde de assinaturas para que seja iniciado o processo de impeachment. Ele também salientou a pressão popular, citando pesquisas que indicam que 83% da população repudiou a fala do presidente Lula.

"De forma muito técnica, sem paixões políticas, houve cometimento de crime baseado na Lei 1.079 que é o crime de responsabilidade que trata de cometer atos de hostilidades contra nação estrangeira, colocando em risco, no caso a República, em perigo de guerra. Então fica muito claro que houve esse cometimento de crime. Com a pressão que está ocorrendo, hoje temos 140 assinaturas, batemos o recorde. É o pedido de impeachment com mais pedidos de assinatura. O de Dilma foi 124 assinaturas”, afirmou o deputado.

Assista o programa na íntegra: PROGRAMA DIRETO AO PONTO - 22.02.2024