PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Negligência mata: Pastora com insuficiência cardíaca morre após falta de UTI em Mossoró


A pastora Veranice Borges Freire, de 55 anos, da Igreja Quadrangular, faleceu neste sábado (7) na UPA do bairro Santo Antônio, vítima de um sistema de saúde público ineficiente e desumano. Sofrendo de Doença de Chagas e insuficiência cardíaca, Veranice foi levada à unidade após um derrame pleural e, apesar do esforço das equipes médicas, sua condição exigia com urgência uma vaga de UTI.

Relatamos o caso dela ontem (VEJA AQUI)

Mesmo com uma decisão judicial favorável, três hospitais se recusaram a receber a paciente, alegando restrições, já que a paciente havia testado positivo para Covid. A filha de Veranice, Karina Rubiana, lutou para garantir o tratamento da mãe, mas de nada adiantou. A pastora foi entubada, sofreu uma parada cardíaca e faleceu, enquanto aguardava uma transferência que nunca aconteceu.

A morte de Veranice é mais um triste retrato da negligência à saúde pública em Mossoró. O direito básico ao atendimento digno foi negado, levando mais uma vida. Quantas outras Veranices precisarão morrer até que o sistema de saúde cumpra seu papel?