PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Esquerda paz e amor destrói tudo em Paris contra vitória da 'extrema direita'


Paris foi alvo de vandalismo, depredação e arruaça nas ruas neste domingo, 30, após os resultados indicarem a liderança da direita no primeiro turno das eleições legislativas da França. Convocado há três semanas, o pleito registrou a maior participação em quatro décadas.

Insatisfeitos, a 'esquerda da paz e do amor' saiu às ruas em protesto, gritando frases como "não passarão" e promovendo quebradeira contra agências bancárias, lojas e empresas em diversos pontos de Paris.

O partido Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, alcançou 34% dos votos no primeiro turno. Já o bloco de partidos de esquerda ficou em segundo lugar, com 28,1%, enquanto a coalizão de centro, liderada pelo partido de Emmanuel Macron, obteve 20% dos votos.

Na França, o sistema que vigora é o semipresidencialismo, onde os eleitores escolhem os partidos que irão compor o Parlamento. O partido ou coalizão que tiver mais votos indica o primeiro-ministro, que governa em parceria com o presidente eleito diretamente.