PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Coluna Blog Ismael Sousa – 10 de outubro de 2024


FURACÃO FÁTIMA

O Furacão Milton tocou o solo da Flórida nesta quarta-feira (9) e causou estragos. A tempestade foi considerada a maior e mais perigosa em 100 anos. Milhões de pessoas migraram para outros estados fugindo da tormenta. É assustador.

Aqui no Rio Grande do Norte, outro furacão causa destruição ao povo. É o Furacão Fátima Bezerra que arrasa esse pobre estado desde janeiro de 2019. Saúde, segurança, educação, tudo é levado pela tormenta petista. Nada funciona. Nesse cenário apocalíptico administrativo, ninguém ousa fugir. Todos acomodados com o descaso.

A previsão do fim desse furacão é 31 de dezembro de 2026. Segura, RN!

"Agradeço aos 1.160 mossoroenses que votaram em mim. Estou saindo da Casa, mas nossa representação continua com Jailson"

Omar Nogueira em discurso de agradecimento na CMM

PRESIDÊNCIA

Após as comemorações da vitória, todos os olhos se voltam para a disputa à presidência da Câmara Municipal de Mossoró para o biênio 2025/2026. Três nomes podem disputar o comando da casa: Genilson Alves (União Brasil), fiel defensor de Allyson, o recém-eleito Thiago Marques (Solidariedade), um dos queridinhos do prefeito, e Vavá (Rede).

OPOSIÇÃO

A próxima legislatura vai ser iniciada com uma oposição minúscula. Com certeza, apenas Marleide e Pluvia (PT) vão segurar a pancada. Já para os vereadores eleitos pela oposição, ainda é incerto saber se migram para a base de Allyson. A tentação será alta. Aguardemos, pois!

OPOSIÇÃO II

Por falar em oposição, apenas a vereadora Marleide Cunha sobreviveu e conquistou a reeleição. Paulo Igo e Omar Nogueira tentaram, mas não obtiveram êxito, ficando pelo meio do caminho. Lawrence e Carmem Júlia concorreram ao executivo. Tony Fernandes nem chegou a concorrer. O futuro desse grupo é incerto.

IRMÃOS

O vereador Omar Nogueira garantiu ontem (9), na Câmara Municipal, a continuidade da representação política de sua família. Embora não tenha conseguido renovar o mandato, seu irmão Jailson Nogueira (PL) foi eleito. "Agradeço aos 1.160 mossoroenses que votaram em mim. Estou saindo da Casa, mas nossa representação continua com Jailson", destacou.

NATAL

O candidato Paulinho Freire (União Brasil) chega forte na disputa pela prefeitura de Natal neste segundo turno. Tem a maioria dos vereadores, conta com dois senadores, deputados e o apoio do atual prefeito, Álvaro Dias. Natália Bonavides aposta na desgastada Fátima Bezerra e no presidente Lula, que abandonou seus candidatos no primeiro turno. Vai ser uma disputa interessante.

ESPECTRO IDEOLÓGICO

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 86 prefeitos eleitos são de partidos de centro, 49 de direita, 18 de centro-esquerda, 7 de esquerda e 6 se identificam como independentes. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ESTADUAL

O futebol mossoroense segue desestimulante. Não vejo movimentação de Potiguar e Baraúnas visando à preparação do elenco para a temporada 2025. A falta de recursos e a situação de abandono do Estádio Nogueirão pesam na organização dos times. Bem diferente do que ocorre na Paraíba, onde há incentivo e estádios disponíveis. Pobre Mossoró!

PODER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) a admissibilidade da PEC nº 8/2021, que limita decisões monocráticas no STF e em tribunais superiores. Aprovada no Senado em novembro, a proposta agora segue para uma comissão especial e depois será analisada pelo Plenário da Câmara.

Sugestões de pautas, denúncias e reclamações podem ser enviadas para o email: [email protected]