PUBLICIDADE
Autismo - Prefeitura Mossoró
Sucessão na Ufersa tem pesquisa acadêmica censurada por Comissão Eleitoral


Uma pesquisa acadêmica sobre a sucessão na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), realizada por alunos da instituição sob a coordenação do professor Matheus Menezes, foi impedida de ter os seus resultados divulgados, levando a comunidade discente, docente e técnicos-administrativos a questionarem o porquê dos dados não terem sido ainda revelados.

O projeto intitulado "Dimensionamento de Amostras e Análise de Dados em Pesquisas Eleitorais: Um Estudo de Caso na Consulta para Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido" foi aprovado pelas instâncias acadêmicas e seguiu todas as etapas de sua execução, mas, de forma surpreendente, a coordenação da campanha do professor Rodrigo Codes publicou nota nas redes sociais afirmando “não compactuar ou divulgar nenhum resultado proveniente da pesquisa”.

No mesmo dia em que Codes divulgou a nota, o presidente da Comissão Eleitoral emitiu um comunicado geral apontando a necessidade da “não divulgação dos dados da pesquisa até a elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário”.

Mesmo aceitando a autorização para inclusão dos nomes dos candidatos, a coordenação da campanha que tem à frente o professor Rodrigo Codes sinalizou que não concordava em divulgar o resultado da pesquisa antes mesmo dele ser apresentado à comunidade ufersiana.

O que estariam temendo os candidatos Rodrigo Codes e Nildo Dias com a divulgação do resultado da pesquisa? O projeto visa tão somente investigar o dimensionamento de amostras, os instrumentos para coleta de dados, a consolidação de dados e a apresentação de resultados em pesquisas eleitorais e consultas para reitor em instituições de ensino superior, ou seja, uma análise técnica, imparcial e puramente acadêmica, sem fins políticos ou eleitoreiros.