PUBLICIDADE
Podcast Conexão Oeste
Advogado luta pelos direitos da enfermeira autista impedida de se matricular em mestrado na UERN


Diego Tobias, advogado da enfermeira Sâmara Alves, autista, está lutando pelos direitos dela depois que a universidade a impediu de se matricular em um curso de mestrado na UERN na área de Saúde e Cidadania. Ele também mobilizou diversas instituições e entidades, incluindo o Ministério Público, a Câmara de Mossoró, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Mossoró e a Assembleia Legislativa do RN para acompanhar o caso.

Segundo o advogado, Sâmara preenche todos os requisitos para a matrícula como pessoa com deficiência, mas a universidade se recusou a aceitá-la. Em resposta, ele quer que o recurso seja julgado imediatamente junto à UERN, porém se a ação demorar afirmar que irá acionar judicialmente, para que seja garantido o direito da enfermeira à matrícula.

Enfermeira autista é impedida de se matricular como pessoa com deficiência em mestrado na UERN
Sâmara foi impedida de se matricular na condição de pessoa com deficiência em mestrado na UERN

"Nós esperamos encarecidamente que esse recurso seja julgado de maneira imediata para que seus direitos sejam resguardados. Em plena conscientização do autismo, nós chamamos atenção para a sociedade, tendo em vista que é um problema que assola todas as pessoas nessas condições", disse Diego.

Nota do Blog: Esperamos que a ação do advogado Diego Tobias tenha sucesso e que Sâmara possa exercer seu direito à educação, tornando-se mais uma voz importante na luta pela inclusão e acessibilidade em nossa sociedade.