22Ago

Poeta Antônio Francisco será entrevistado no programa da Fátima Bernardes da Globo

O poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco embarca para São Paulo para participar, na próxima sexta-feira (25), do programa Encontro - com Fátima Bernardes, da Rede Globo. 

O convite foi feito após uma das suas poesias ganhar repercussão nacional durante o programa. A referência ao poeta potiguar foi feita pelo escritor, palestrante e poeta Bráulio Bessa. 

Após a repercussão, teve início nas redes sociais uma campanha para que a produção levasse o poeta mossoroense para participar do programa. A confirmação do convite veio através de uma das filhas de Antônio Francisco.

No programa, Antônio Francisco deve mostrar um pouco do seu trabalho na literatura de cordel e a paixão pela poesia. Além, claro, de algumas particularidades do seu dia a dia, como a criação de cagados, a fabricação de bolsas e a paixão pelo ciclismo. 

Ano passado tive a oportunidade de entrevista-lo e conhecer mais sobre a sua história e as curiosidades durante uma série de reportagens sobre os Condutores da Tocha Olímpica para o jornal Mossoró Hoje. Confira aqui

Cordel 

Em 15 de maio de 2016, Antônio Francisco foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), ocupando a cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa de Assaré. 

Sua produção poética cordelista foi reunida em dois livros: Dez Cordéis num Cordel Só, onde retrata inúmeras situações e imagens da vida cotidiana do homem nordestino; e Por Motivo de Versos, com histórias que remetem à sua terra natal. 

Deixe o seu Comentário